Sunday, August 8, 2010

O Ataque do Líbano - Adaptado da Reportagem do Site Honest Reporting

O que fotógrafos e jornalistas estavam fazendo na cena do incidente antes da troca de fogo entre forças libanesas e israelenses que deixaram 5 mortos? Aonde está a integridade da mídia que cobre estes eventos?


Forças libanesas atiraram em soldados israelenses que estavam fazendo trabalho de manutenção rotineiro do lado israelense da fronteira. Todo trabalho de manutenção é coordenado e previamente aprovado pela UNIFIL (Forças Interinas das Nações Unidas para o Líbano). A manutenção de ontem era o corte de arbustos e galhos de árvores para melhorar a visão do outro lado da fronteira e impedir que terroristas da Hezbollah se escondam nestes arbustos e consigam atacar e sequestrar soldados ou atravessem para dentro de Israel. Assim, os libaneses sabiam que os israelenses estariam aonde estavam, na hora marcada. Aí está explicada a presença de tantos jornalistas durante o incidente.


É muito importante notar que as Nações Unidas demarcaram a linha azul que marca a fronteira official entre Israel e o Líbano. A barreira de segurança eregida por Israel, marcada em amarelo portanto, não está do lado libanês como pode ser visto no mapa abaixo.



















Agências de Notícia Reportam Erroneamente


Como é tão frequente em qualquer incidente envolvendo Israel, declarações oficiais do seu exército foram absolutamente ignoradas em favor das acusações libanesas de que Israel havia atravessado a fronteira para dentro do território libanes, um tema que agências como Reuters, preferiu publicar dizendo que o guindaste estava no lado libanês da fronteira.





Similarmente, a Associated Press também publicou erroneamente o local por várias horas depois do incidente antes de emitir a correção abaixo:
Se os fotógrafos destas agências de notícia estavam no local perto da grade de segurança, será que não sabiam realmente aonde os soldados estavam?


Apesar da correção, muitos jornais e veículos de mídia que usam a Reuters e a AP como fonts, continuam usando as notícias originais, incluindo o The Daily Telegraph, enquanto o The Independent chegou a afirmar que o incidente ocorreu do lado libanês da fronteira, no vilarejo do sul de Adaisseh."


Como e Porque os Jornalistas estavam em Adaisseh?


O AP report, reportagem da AP sobre o incidente, coloca Ronith Daher, um jornalista libanês e o fotógrafo da imagem acima, na cena do incidente. Evidentemente, alguém da Reuters também estava lá para fotografar a imagem anterior. Mas porque estavam eles no local tirando fotos antes do incidente ocorrer?


O corte de uma árvore não é por si uma notícia que merece manchete, mesmo na fronteira entre o Líbano e Israel. A não ser que, algo fora do comum estava sendo esperado. A UNIFIL e através dela, o exército libanês, haviam sido notificados da manutenção rotineira por Israel e até a UNIFIL agora confirma que os tiros dos libaneses não foram justificados.


Também de acordo com a AP, um jornalista libanês do diário Al-Akhbar, Assaf Abu Rahhal, foi morto quando fogo israelense caiu do seu lado no vilarejo de Adeisseh. Al-Akhbar é associado com a Hezbollah e foi denunciado pelo líder Libanês Druzo Walid Jumblatt como sendo patrocinado pela Síria e Irã. Então, o que é que Abu Rahhal estava fazendo na área, se expondo ao fogo dos dois lados?


Um fotógrafo da Reuters também estava em cena em Adeisseh capturando os momentos imediatamente após a retaliação israelense e a morte de Abu Rahhal e três soldados libaneses.





Outra vez perguntamos: como pode ser que o fotógrafo da Reuters estivesse tão convenientemente na cena em momento tão oportuno?


É um segredo aberto que partes do exército libanês foram infiltrados por simpatizantes e operativos da Hezbollah. Então, informação compartilhada entre Israel e a UNIFIL com o exército libanês, invariavelmente é passada para a Hezbollah.


Foi esta emboscada planejada e encenada como evidenciado pela presença de fotógrafos e jornalistas antes mesmo da troca de tiros? Estavam estes jornalistas no local exatamente por que tiveram aviso prévio de um confronto em potencial?


Uma Narrativa Simples Ignorada pela Mídia


Muitos veículos da mídia, incluindo a BBC, deram tanto ou mais peso para a narrative libanesa sobre o incidente apesar da prova cabal em contrário. A CNN afirmou que "Duas narrativas diversas emergiram sobre o incidente”. Ao comentar sobre a cobertura jornalistisca, particularmente do New York Times, Barry Rubin disse:


A verdade, no entanto, é fácil de verificar – Será que Israel anunciou a manutençaõ, permitiu os fotógrafos e pessoal das Nações Unidas assistirem e então, atravessaram a fronteira deliberadamente para dentro do Líbano? Mas Israel está sendo reportado como um aggressor que causou a troca de tiros. Ou milhões de pessoas acreditam que Israel foi a culpada ou o incidente deve ser questionado.


A narrativa, no entanto, é simples: Este foi um ataque sem provocação, com soldados libaneses atirando em israelenses e matando um soldado.


Prestem atenção para fotos com títulos incorretos ou imprecisos em sua mídia e TOME A INCIATIVA: escreva as correções e contate seus amigos para fazer o mesmo.


Esta foi uma Atualização publicada pelo Honest Reporting no dia 5 de agosto

• Como reportado no New York Times, as Nações Unidas confirmaram o relato dos eventos de Israel, publicamente confirmando que o exército estava conduzindo a manutenção em total transparência e cooperação com a UNIFIL do lado israelense da Linha Azul.

• Muitos veículos de mídia mencionados acima corrigiram os títulos e as notícias.

• O editor internacional da Sky News Tim Marshall também questionou porque tantos jornalistas e fotógrafos estavam na cena do evento.

• O Blog do Honest Reporting Backspin detalhadamente olha para a cobertura jornalistica e fotografica da Reuters do incidente e apresenta questões difíceis sobre a ética e integridade deste serviço de notícias.

No comments:

Post a Comment